sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O xixi da Filó

Hoje é dia de viajar e está marcado para sairmos às 7:30. Acordamos cedo e preparamos a mochila. Filó percebe os sinais da rotina e vai ficando animadinha. Quando sua cadeira é colocada na sala, tem a certeza: vai viajar. Daí pra frente não anda mais, pula! Não pára mais: agita, late...

Mas, ocorreu um atraso. Só viajaremos às 10 horas da manhã. Percebo que ela não fez seu xixi matinal e fico preocupada pelo tempo de viagem: duas horas e meia, se o trânsito estiver livre. Será que ela irá aguentar tanto tempo?

Coloco sua coleira e descemos para a rua. Dia claro, céu azul, sol ameno. Caminhamos pela Dias da Rocha em direção à 5 de Julho quando alguém educadamente escarra de uma janela em cima da peluda! Eca! Nojento!

Voltamos para casa e improviso um banho. Tudo pronto, lembro que ela afinal não fez seu xixi.  Aqui vale uma paradinha para explicações. Filó foi acostumada pela Dê,  desde pequenininha, a fazer suas necessidades em casa, no jornal.

Levo D. Filomena para a área de serviço do apartamento e aguardo pacientemente que ela entenda minhas intenções.E ela? Nadica de nada. Anda pelos jornais esticados no chão e me olha com cara de quem não vai mesmo colaborar. 
D. Maria dá palpite: - "Liga a torneira. Pode ser que o barulho da água faça com que ela se anime!"




É, pode funcionar.
Torneira aberta, água rolando e Filó, nada. 


Nesta altura dos acontecimentos,percebo que ela se sentou placidamente nos jornais e aguarda como se nem fosse ela a interessada no desfecho do caso.

Desisto! Viajamos as duas horas e meia previstas, chegando em Friburgo. Caminho com ela por cerca de 10 minutos, corre na grama e nada! Nadica de nada! Resolvo subir para o apartamento. 

Porta aberta, Filó entra em disparada, corre imediatamente para o jornal e faz seu primeiro xixi do dia, tranquilamente, como se nada tivesse acontecido. Não é que ela realmente esperou para fazer seu xixi no jornal?

Vai entender os cachorros...

Nenhum comentário: