domingo, 27 de fevereiro de 2011

Filó não gosta dos barulhos da rua

Filó é uma cachorra tranquila. Seu dia a dia é típico de um animal criado em apartamento. Acorda cedo, assim que o sol aparece e logo quer companhia. Como ela já sabe que o horário da Dê acordar é mais tarde, logo procura por mim, que sou a "madrugadora" da casa.


A estratégia varia. Se durmo com o ar refrigerado ligado, senta-se em frente à porta fechada e espera. Em alguns dias, raspa a porta e em outros late baixinho. Isto é,  nem chega a ser um latido. Faz um ruído  ritmado e arfa, para chamar minha atenção. E, quando me levanto, pula, alegre como se não me visse há anos!


Se durmo com a porta aberta, é bem mais fácil. Ao menor sinal de luz no horizonte, corre para o quarto, rabinho em velocidade supersônica, se apóia em duas patas na cama, encosta o focinho molhado em meu braço e geme baixinho. E tem dias que faz isso às 4 ou 5 da madrugada! Finjo que estou dormindo até que ela desista ou dou uma ordem curta que vá dormir. Ela obedece, mas em geral por volta das 6 horas, retoma o ataque. O final é o mesmo: eu me levanto, ela pulando, feliz como pinto no lixo.


Durante o café da manhã, Filó certamente recebe uns mimos e fica feliz. Faz suas necessidades matinais e volta para o quarto da Dê, onde tira seu segundo soninho, já de barriga cheia.


E o ritual se repete quando a Dê se levanta. Mas é bem mais fácil pois sabe que ela não se importa com as suas lambidas. Ah! Esqueci de contar que apesar de minha paixãozinha enrustida e confessa pela Filó, ainda não caíram minhas barreiras e não a deixo me lamber. Argh! 


Mas, porque me lembro disso?

Porque apesar de Filó ser uma cachorrinha calma e silenciosa, quando escuta qualquer barulho, se põe a latir sem parar, um latido forte, sonoro que assusta muita gente. Late porque chegou o jornal, ... porque alguém passa falando alto na rua, ... porque um vizinho faz barulho... porque o porteiro vem tirar o lixo no corredor ... Enfim, late por tudo, até mesmo por sombras que vê em seu caminho.


Porém, curiosamente, ela não late com a família. Pelo contrário, fica amolecida, barriga para cima, rosna, sempre pronta para receber um carinho.

Nenhum comentário: