quinta-feira, 21 de abril de 2016

Filó operou e já está se recuperando

A história foi bem rápida. Primeiro Filó começou com umas feridas estranha - no peito, sem muita explicação. Foi uma sequência de corticóides (no local e em comprimidos), antibióticos e outras químicas. Mas, finalmente foi sanada com muita paciência pois para conseguir que o creme ficasse bem aplicado, foi necessária ajuda da roupa cirúrgica

Depois, quando melhorou o peito surgiu uma ferida na pata esquerda que cresceu rapidamente, ficando com aspecto feio, que doía e sangrava com facilidade. 
Veredito: cancer!

Filó foi acompanhada por oncologista. Traduzindo: exames, injeções, biópsias, numa sucessão de desconfortos para ela. 
Boa notícia: o problema é localizado. 
Não foram detectadas metástases.
Foi então indicada cirurgia e prontamente marcada. No dia 13 de abril, quarta feira, a cirurgia foi realizada com amputação de dois dedos na pata esquerda e retirada de uma pequena lesão na pata direita.  No mesmo dia foi liberada do hospital, com as patas enfaixadas e recomendações de analgésicos para minimizar a dor. 




O início foi difícil e doloroso. troca de curatico, dor, dificuldade para ficar em pé, dor. Pequenas coisas como fazer cocô e xixi se tornaram sofridas e complicadas. Dor, de novo e toda hora!




Pouco a pouco, uma conquista por vez, dia após dia, Filó reagia. 


E, sete dias após, a retirada dos pontos.  Por um lado, mais conforto e menos dor. Por outro, retirada do curativo e brigas pra não lamber o machucado. 
Enfim, patinha nova:

Mas o cirurgião indicou que ficasse sem curativo para que a ferida secasse mais rápido, o que gerou nova etapa: o abajur!!! Ou, sofisticadamente: "colar elizabetano", necessário mas odiado por Filó. 


Ganidos, tristeza, choro, mas não tem jeito. Precisa, a gente faz,né Filó!!!

E hoje, quase 10 dias após a cirurgia, com tudo voltando ao normal, Filó já caminha pela casa sem dor embora ainda manque um pouco. Faz suas necessidades, já se alimenta em pé, sem ajuda.


Vitória, Filó!

3 comentários:

Carlos Emerson Junior disse...

Dá-lhe, Filó!

Unknown disse...

Gracinha!!
Que sua recuperação seja bem rápida!!
Beijos

Unknown disse...

Gracinha!!
Que sua recuperação seja bem rápida!!
Beijos