sábado, 12 de dezembro de 2015

A mudança das linhas de ônibus da Urca

A Urca é um bairro pequeno e tranquilo. Ruas calmas, poucos carros, com mais casas do que prédios. A vida aqui é bem pacata. Por isso, quando acontece qualquer coisa nova, atrai logo a atenção de todos. 

E hoje foi o dia anunciado pela Prefeitura para mudança dos ônibus no bairro. Desapareceram duas linhas que faziam ponto final na Urca e foram criados dois circulares, com novo trajeto, entre o Corcovado e Pão de Açucar.



Parece pouco? 
E é mesmo! 
Mas, serviu para agitar a manhã de sábado. Colocaram um rapazinho com um cartaz nas costas que ficava orientando as pessoas, colaram cartazes, distribuíram panfletos, etc Parecia tudo bem organizado, a não ser pelo fato de que... os ônibus não vinham. 


E, foi esse cenário que nos esperava quando chegamos passeando na orla, manhã de sábado, com a Filó. Nós, aproveitando a manhã fresquinha e de sol claro. Ela, lépida e fagueira, cheirando tudo pelo caminho, alheia aos problemas humanos.


Haviam cerca de 20 pessoas em torno do ponto de ônibus, o que, na pacata Urca, já configura quase uma multidão. Todos falavam ao mesmo tempo, num burburinho só. E nós, curiosos chegamos mais perto. Paramos para ouvir o papo e até quem sabe, para dar palpites. 

Sim, porque nessas horas, todo mundo entende de tudo, até mesmo de engenharia de trânsito, da circulação viária ou mesmo da escalação da seleção. Ih! Esse já é outro papo! 

A conversa ficou animada, todos palpitavam, passageiros, fiscal, transeuntes, cães. 
Eu disse cães? 

Nós paramos para acompanhar o desenrolar da trama. Enquanto isso, Filó se instalou refestelada sobre o meu pé e assim permaneceu, imune à confusão.


E cada qual no seu canto, 
tudo tomou seu lugar 
depois que o ônibus chegou. 


Voltamos para casa e o passeio acabou!