sábado, 14 de maio de 2011

Pet terapeutas - animais que ajudam a superar doenças



Filó, olha só que lindo:

A pet terapia utiliza animais para que os pacientes internados em hospitais, principalmente as crianças, durante tratamentos longos, tenham nos bichinhos (cães na maioria dos casos) além de conforto, uma forma de desviar o foco do problema. Brincando com os animais, cuidando deles, o paciente esquece os incômodos do tratamento. Ou seja, o animal é um mediador no processo terapêutico.

E outros animais também são utilizados no processo. Os cavalos, por exemplo, podem ajudar pessoas com necessidades especiais na aquisição de coordenação motora, tônus muscular, equilíbrio, entre outras propriedades, sem contar na melhora da auto-estima e da socialização.

Não poderia deixar de lembrar os cães-guias, treinados para serem verdadeiros olhos para cegos e deficientes visuais, proporcionando segurança em sua locomoção,  melhora na sua auto-estima, sem contar os benefícios para sua integração social.

Mas não pára por aqui: tartarugas, coelhos,  peixes de aquário,  podem ter um efeito relaxante e amenizar as conseqüências do estresse.

Agora, vamos lá Filó:


- Deita!
- Rola!
- Dá a patinha!
É, decididamente Filó, você ainda não dá para ser um cão-terapeuta...
Quem sabe um dia...







Fontes:
Pelo próximo
INATAA

Nenhum comentário: