domingo, 2 de janeiro de 2011

Bicho Rio

Filó, esta notícia eu fiquei sabendo recentemente: a prefeitura carioca oferece 8 centros cirúrgicos destinados a esterilização gratuita para cães e gatos. E olha que este serviço já funciona desde 2003. Achei muito interessante, para evitar que nasçam novos bichinhos que crescerão abandonados à própria sorte, perambulando pelas ruas, sujeitos a todo tipo de agressões.



Aqui em Friburgo, vejo todos os dias uma cachorra muito bonita - acho que é um misto de vira lata com golden retriver e mora na rua, bem próximo daqui de casa, recebendo água e comida dos moradores. É mansa, late pouco e bastante pachorrenta. 

Eu sempre que passava, a observava.  Como já declarei antes neste blog, minha relação com os cães é bem nova, pois sempre tive muito medo, a ponto de atravessar a rua quando me deparava com um animal solto. É isso mesmo: "AF" e "DF", ou seja, "Antes da Filó" e "Depois da Filó".
Depois de várias passagens e encontros, olhares de lá e de cá, ela sempre quietinha, observando os transeuntes, eu me acerquei e estendi a mão para acariciá-la. Aí quem levou um susto fui eu: a cachorra teve uma atitude de medo tão flagrante que me deixou impressionada. E, desde então passei a fazer como todos na rua, ajudando, mas de longe respeitando seu espaço. 

Mas, sempre penso: o que ela já passou para deixá-la tão desconfiada das pessoas? Sabe-se lá o que passa um cão de rua?

Ao tomar conhecimento desta notícia, lembrei logo da nossa vizinha sem nome, moradora de rua. 

Clique no link e obtenha as informações sobre o Programa Bicho Rio no site da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: